Páscoa sem dor de dente: como evitar cáries no período mais chocólatra do ano
- Natália Vergütz
- 8 de mar. de 2023
- 4 min de leitura
Para os amantes de chocolate, a páscoa é, sem dúvidas, o melhor período do ano. Mas, fica a dúvida: como deliciar esse doce e manter, ao mesmo tempo, a boa saúde bucal? Considerado um "vilão", o chocolate é, muitas vezes, relacionado ao aparecimento de cáries. Será que essa afirmação é mito ou verdade? Desvendamos a seguir.

Chocolate: mocinho ou vilão da saúde bucal?
O chocolate em si, não causa cáries. A questão é o teor de açúcar em sua composição: esta, sim, é uma grande inimiga da saúde bucal! Porém, com alguns cuidados - como a escolha do tipo de chocolate e uma boa higiene bucal - você poderá deliciar esse doce, sem dor de dente! Enumeramos esses cuidados a seguir.
Escolha o tipo certo de chocolate
A escolha do chocolate pode influenciar muito na saúde bucal. Há diferentes produtos no mercado: ao leite, branco, amargo, meio amargo, com ou sem recheio, crocante, entre outros. Eles se diferenciam pela quantidade de açúcar e por conter ingredientes que são mais fáceis ou mais difíceis para remover na higienização bucal.
Chocolate "meio amargo"
Você já deve ter observado, nas embalagens de chocolate, a porcentagem de cacau do produto: geralmente, essa porcentagem varia entre 20% e 80%. Quanto maior a porcentagem de cacau (massa de cacau) presente no produto, menor a porcentagem de açúcar, e vice-versa.
Portanto, os chocolates chamados popularmente de "meio amargos" ou "amargos" são os mais indicados. Alguns estudos apontam que, inclusive, estes chocolates podem auxiliar na prevenção às cáries (mantendo-se uma boa higienização após o consumo, é claro).
Chocolate branco
O chocolate branco tem, em sua composição, a massa da manteiga do cacau (ao invés da massa do fruto: isto é, o próprio cacau). Por isso, a sua porcentagem de açúcar também é maior e devem ser evitados.
Chocolates recheados e crocantes
Os chocolates com recheio e os crocantes têm um problema em comum: por “grudar” mais ou deixar restos – de amendoim, por exemplo - entre os dentes, dificultam a limpeza e, com isso, favorecem o aparecimento de cáries.
Caso um destes seja o seu preferido, não esqueça de dar atenção especial à limpeza, tanto na escovação quanto no uso do fio dental.
Faça uma boa higiene bucal
Além da escolha do chocolate, outra questão e, inclusive, a mais importante, é a higiene bucal. A higiene correta deve ser realizada logo após o consumo de doces - e de quaisquer outros alimentos - para manter uma boca livre de bactérias e causadores de cáries.
Atente-se ao tempo de escovação
Para uma boa escovação, fique atento ao tempo de troca da escova e lembre-se que, uma boa escovação, deve durar cerca de três minutos (divididos em um minuto e meio para a arcada dentária superior e um minuto e meio para a arcada dentária inferior).
Não se esqueça do fio dental e da limpeza da língua
Uma queixa recorrente nos consultórios dentários é a sensibilidade no uso do fio dental. Porém, esse é um cuidado que não pode ser negligenciado. É ele quem garante uma boa limpeza entre os dentes e, com o uso correto e contínuo, em dentes saudáveis, a sensibilidade tende a acabar também.
Além disso, lembre-se que a língua também faz parte da boca e deve estar incluída na rotina de higiene bucal. Para uma limpeza ainda mais eficiente, utilize também um enxaguante bucal, que auxilia na eliminação de bactérias que causam o tártaro e a gengivite.
Utilize escovas específicas para aparelho ortodôntico
Quem usa aparelho ortodôntico deve ter cuidado redobrado com a higienização dos dentes e utilizar sempre escovas específicas, para uma boa limpeza entre os brackets. Há também produtos específicos para auxiliar a utilização do fio dental.
Auxilie crianças pequenas para garantir uma boa higienização
As crianças são justamente as mais visitadas pelo coelhinho da páscoa e é responsabilidade dos pais controlar a ingestão de doces e cuidar para que os pequenos mantenham a boa saúde bucal.
Os pais devem mostrar como realizar a higienização correta dos dentes e incentivar a criança a desenvolver a escovação de forma autônoma. Porém, nessa fase, muitas vezes a criança ainda não tem coordenação motora suficiente e é preciso que os pais observem e a auxiliem quando necessário.
Não esqueça que crianças também devem utilizar o fio dental, desde o nascimento dos primeiros dentinhos.
Uma dica para que a criança entenda o tempo correto para uma boa higiene bucal, é colocar um reloginho. A criança acha interessante e, com o tempo, ela mesma aprende a controlar o tempo de escovação sozinha.
Escove os dentes logo após a ingestão de doces
Especialistas recomendam que o ideal é escovar os dentes após, no máximo, 15 minutos após a ingestão de doces. O problema maior para os dentes, não é a quantidade de doces ingerida, e sim o tempo em que ficam expostos ao açúcar.
Uma dica é consumir o chocolate como uma sobremesa, depois das refeições. Desta forma, fica mais fácil lembrar de dar atenção especial à higiene bucal, pois ela já estará inserida na sua rotina.
Procure o dentista caso sinta algum desconforto ao consumir doces
Muitas pessoas podem sentir algum desconforto ao consumir doces. Como falamos, o chocolate em si não causa cáries, irá depender da concentração de açúcar e da higiene bucal.
A sensibilidade nos dentes pode ter diferentes causas: doenças periodontais, cáries, escovação inadequada, dieta com consumo excessivo de alimentos ácidos, lesões, retração na gengiva, infiltrações, bruxismo, tratamentos como clareamentos dentários, entre outros. Caso sinta alguma sensibilidade, procure um profissional para avaliar e dar um diagnóstico.
Clínica Vitae: há 40 anos anos cuidando do seu sorriso
Com 40 anos de tradição, a clínica Vitae é referência em tratamentos dentários e prevenção à saúde bucal no estado de Goiás. Cuidando da criança ao idoso, com profissionais altamente qualificados e tecnologia de ponta. Não esqueça de consultar o dentista regularmente, para manter seu sorriso bonito e saudável!
Agora que você já conferiu todas as nossas dicas, aproveite para consumir o doce queridinho de praticamente todo o universo, sem dor de dente! Boa Páscoa!