Confira 4 receitas de rabanada para a ceia natalina
- Natália Vergütz
- 12 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Barata, simples e rápida de fazer, a rabanada é uma tradição que não pode faltar na sua ceia de Natal. Ao contrário do arroz com ou sem uva passa, e das discussões sobre política, tradicionais também de final de ano com a família reunida, a vantagem da rabanada é de que ela é unânime. Selecionamos quatro receitas deliciosas e simples para você escolher, de acordo com seu gosto.

Rabanada de Forno
*Receita do Gshow
Ingredientes
5 pães franceses (amanhecidos)
500 ml de leite
1 colher de sopa de mel de laranjeira
2 ovos batidos
açúcar com canela misturados a gosto
1 colher de mel
- Modo de preparo
Com uma faca de serra, retire a casca dos 5 pães franceses, deixando casca apenas na parte de baixo de cada pão. Depois corte cada pão em fatias com +/- 1 cm de espessura. Reserve. Em uma tigela, coloque 500 ml de leite, 1 colher de mel e 2 ovos batidos e misture bem. Mergulhe as fatias de pão nesta mistura molhando bem, mas mantendo as fatias firmes. Arrume as fatias de pão molhadas em uma assadeira untada com bastante manteiga e levemente polvilhada com açúcar e canela misturados a gosto. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180 °C por 30 minutos. Vire as rabanadas e volte novamente ao forno por 10 minutos. Retire do forno e passe as rabanadas no açúcar com canela misturados a gosto. Sirva em seguida. Observação: Se desejar, após molhar o pão na mistura de leite e ovos, passe rapidamente pela mistura de açúcar com canela e leve para assar numa assadeira untada.

Rabanada de Vinho
*Receita por Edu Guedes
Ingredientes
2 pães amanhecido cortados em fatias
1 xícara (chá) de vinho tinto
3 colheres (sopa) de açúcar
2 ovos batidos
Açúcar e canela a gosto
Óleo para fritar
- Modo de preparo
Misture o vinho com o açúcar. Passe o pão nessa mistura e retire o excesso. Passe então nos ovos batidos e retire o excesso. Frite em óleo quente. Passe no açúcar com canela. Dica do Edu: você pode substituir o vinho tinto pelo suco de uva integral e ao invés de fritar as rabanadas em óleo de imersão, passar na frigideira com azeite ou óleo de coco.

Rabanada da Palmirinha
*Receita por Palmirinha
Ingredientes
1 pão para rabanada ou 4 pãezinhos franceses
1 lata de leite condensado
4 ovos
2 xícaras (chá) de leite ou vinho do Porto
Óleo para fritar
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de canela em pó
- Modo de preparo
Corte o pão em fatias de cerca de 2 dedos de espessura e reserve. Em uma vasilha funda junte o leite condensado, os ovos e o leite ou vinho do Porto. A seguir, mergulhe as fatias de pão, uma a uma. Escorra para retirar o excesso. Frite as rabanadas em óleo quente. Após o processo, passe elas sobre papel absorvente. Finalize a receita molhando os pães em uma mistura de açúcar e canela.

Rabanada de Panettone
*Receita da Bauducco
Ingredientes
1 panettone
1 copo e meio de leite
1/4 de copo de rum (opcional)
1 ovo
Uma pitada de sal
Manteiga para untar a frigideira
Canela a gosto
- Modo de preparo
Corte o panettone em fatias de 2 cm de largura. Misture o leite com o ovo e o sal em um prato fundo. Molhe as fatias de panettone ligeiramente nesta mistura. Espalhe um pouco de manteiga em uma frigideira já aquecida e toste as fatias de panettone de ambos os lados até dourarem. Retire, polvilhe com canela e sirva imediatamente.